domingo, 28 de março de 2010

Trajetória Histórica da Instituição

O Colégio Estadual Angélica Ribeiro Aranha foi fundado no ano de 1982, no pleito do Senhor Euvaldo Tomaz de Souza, com a denominação de Grupo Escolar Municipal. Inicialmente funcionou em uma casa localizada á Rua Ayres Joca esquina com a Rua José Bonifácio atendendo a aproximadamente 20 alunos.
Inicialmente a escola funcionava com três turmas multisseriadas, oferecendo as quatro séries iniciais do Ensino Fundamental.As salas não possuíam mobiliário adequado, as crianças sentavam-se em bancos de madeiras e não havia mesas para a utilização, por isso, colocava os cadernos sobre as pernas.
Em 1983, a escola foi transferida para o prédio próprio, construído pelo prefeito da época, Dr. Euvaldo Tomás de Souza. A estrutura física era de apenas 04(quatro) cômodos nos quais funcionavam:secretaria, cozinha e duas salas de aula.As servidoras que trabalhavam na unidade Escolar na época eram as professoras:Iracy da Costa e Silva, Maria do Carmo Mendes dos Santos, Diva Mascarenhas Pinto, Ercina Pereira dos Santos e a merendeira Domingas Pereira dos Santos.
A inauguração do novo prédio foi realizada pelo prefeito Dr. Euvaldo Tomás de Souza, juntamente com toda a comunidade com registro em placa de ferro fixada na parede, a qual serve de memória histórica do atual colégio.Em 1984, foram construídas mais 4(quatro) salas,ampliando assim, o atendimento, pois a partir daí passou a oferecer a Educação de Jovens e Adultos, 1° segmento no turno noturno e turmas pré-escola no diurno.
O nome recebido pela escola foi em homenagem a avó do prefeito que fundou, senhora Angélica Ribeiro Aranha, professora pioneira, ainda quando em Porto Nacional possuía a denominação de Porto Imperial.
Angélica Aranha era portuense, filha de Manoel Silva Aranha e Custódia Francisca Braga.Seu pai foi um homem de grande importância para Porto Nacional,na época, Porto Nacional.Foi coletor, administrador da recebedoria em 1864;foi constituinte da mesa para a eleição de 1865 à 1868;foi ainda o primeiro a dar abertura à reunião das Nações Unidas.Angélica Aranha casou-se no dia 06 de janeiro de 1893. Em 1898 passou a lecionar na escola para meninas Imperial.
A primeira diretora desta unidade escolar foi a senhora Vanda Maia com a gestão do período de fevereiro a julho de 1985.A segunda gestora foi a senhora Louraci Parente Fontoura no período de agosto de 1985 a dezembro 1968.Posteriormente, a senhora Elza Ribeiro de Carvalho assumiu a gestão no período de janeiro de 1989 a fevereiro de 2004.A partir de março de 2004 a gestora foi a professora Adriana Alves Castro Arruda encerrando seu mandato em 23 de outubro de 2006. Posteriormente, a senhora Nelzir Martins Costa assumiu a gestão no período de outubro de 2006 a fevereiro de 2010,quando a atual gestora Kelsiene assumiu a direção do referido colégio.
O colégio possui uma área total de 4.205.32 metros quadrado, sendo área construída equivalente a 3.480 metros quadrado, possui 10 salas de aula, uma ampla biblioteca com um acervo significativo, um laboratório de Informática e uma quadra poliesportiva.
Durante a fundação e funcionamento dessa Unidade Escolar, a mesma sofreu algumas alterações no nome, sendo:
· 1985 a 1991- Escola Municipal Angélica Ribeiro Aranha
· 1992 a 1997-Escola Municipal Angélica Ribeiro Aranha Conveniada
· A partir de 19 de março de 1998-Colégio Estadual Angélica Ribeiro Aranha.